O Projeto




PEQUENO CIDADÃO, GRANDE TRANSFORMAÇÃO!

        Enquanto humanos, somos seres sociais e políticos. Convivemos com outros indivíduos e temos uma vida pública. Disto decorre a necessidade de repensarmos as práticas educacionais em termos de formação dos alunos relacionadas à ética e cidadania.
      Tomando por base o Calendário Eleitoral Brasileiro, vivemos em 2012 um momento propício ao debate e a reflexão junto aos alunos acerca dos princípios éticos e democráticos que imperam em nosso país, bem como a análise do processo pelo qual o Brasil passou para chegar ao patamar político em que se encontra atualmente.
       Assim, esse projeto tem por finalidade despertar no aluno a importância de suas escolhas na vida, as quais estão diretamente relacionadas à ética e cidadania. Trabalhando através desses dois principais eixos, será proporcionado aos alunos elementos para que ajam com honestidade e moralidade exercendo seus direitos e, concomitantemente, cumprindo com seus deveres de cidadão.
         Sendo guiados por essa vertente, aos nossos pequenos cidadãos serão propostas ainda situações diversas, dentro e fora do âmbito escolar, para que os mesmos possam vivenciar na prática o processo eleitoral brasileiro e o exercício pleno da cidadania, de forma a visualizarem o poder de transformação que tem o voto consciente do eleitorado.
        O presente projeto será desenvolvido no período de abril a setembro de 2012, tendo como público alvo os alunos do 5º ano D da EMEF “Professor Antônio Ribeiro, sendo as situações de ensino-aprendizagem propostas no intuito de:
  • Preparar futuros cidadãos para o exercício consciente do voto através de ações educativas voltadas para a prática da cidadania e para o conhecimento do processo eleitoral;
  • Promover a compreensão de si mesmo enquanto sujeito histórico e cidadão consciente de seus direitos e deveres constitucionais;
  • Despertar no aluno um comportamento voltado para a ética e o exercício da cidadania no dia a dia da sociedade, sentindo-se agente transformador da realidade;
  • Suscitar a relação entre os temas abordados e a prática de cada cidadão em diferentes épocas e contextos;
  • Incentivar a participação comunitária no processo de amadurecimento democrático e melhoria crescente da relação Estado/Cidadão;
  • Reconhecer as diferenças existentes nas esferas municipal, estadual e federal, tomando como foco de análise os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.


       No decorrer do projeto, os alunos serão avaliados por meio de questionário inicial e final, pesquisa de opinião, participação em dinâmicas de grupo, valorização e utilização do conhecimento adquirido em prol de melhorias na comunidade em que estão inseridos, buscando estratégias e caminhos diferentes para resolução de situações do dia-a-dia, sempre primando pelos princípios éticos e democráticos que regem o nosso país.

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